Autarcas exigem <br>devolução das freguesias

A ci­dade de Aveiro aco­lheu nos dias 31 de Ja­neiro e 1 e 2 de Fe­ve­reiro o XIV Con­gresso da As­so­ci­ação Na­ci­onal de Fre­gue­sias (ANAFRE). Sob o lema «+Fre­guesia, me­lhor fu­turo», esta ini­ci­a­tiva contou com a par­ti­ci­pação de 850 de­le­gados e cerca de 200 ob­ser­va­dores, em re­pre­sen­tação das juntas e as­sem­bleias das fre­gue­sias, que ana­li­saram a ac­ti­vi­dade de­sen­vol­vida pela ANAFRE no man­dato que se en­cerrou e de­ba­teram os im­pactos da re­or­ga­ni­zação ad­mi­nis­tra­tiva ter­ri­to­rial no fu­turo das fre­gue­sias e na vida das po­pu­la­ções.

No XIV Con­gresso le­gi­timou-se ainda os ór­gãos so­ciais da ANAFRE a pros­se­guir o seu tra­balho e aprovou-se uma moção es­tra­té­gica, onde se fixa as li­nhas de ori­en­tação para o man­dato de 2013/​2017, que passam, entre muitas ou­tras, pela re­vo­gação das leis n.º 73 e 75 de 2013, pela pu­bli­cação de uma nova Lei das Fi­nanças Lo­cais e pela a re­po­sição dos va­lores dos FFF (Fundo de Fi­nan­ci­a­mento das Fre­gue­sias).

No en­tanto, o tema que marcou o Con­gresso foi mesmo a ex­tinção de fre­gue­sias. Em Aveiro voltou-se a exigir do Go­verno e da As­sem­bleia da Re­pú­blica ini­ci­a­tivas le­gis­la­tivas no sen­tido de «de­volver» as fre­gue­sias li­qui­dadas, con­forme a von­tade das po­pu­la­ções. «A agre­gação/​ex­tinção de cen­tenas de fre­gue­sias, con­cre­ti­zada pela lei n.º 11-A/​2013, in­sere-se num ob­jec­tivo – mais abran­gente – de li­qui­dação do Poder Local de­mo­crá­tico, con­quista do 25 de Abril con­sa­grada na Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa», lê-se numa das 12 mo­ções apro­vadas.

O úl­timo dia ficou ainda mar­cado pelos pro­testo dos au­tarcas que vai­aram o mi­nistro Ad­junto e do De­sen­vol­vi­mento Re­gi­onal, Mi­guel Poi­ares Ma­duro, que se pre­pa­rava para in­tervir no final do Con­gresso. Epi­sódio se­me­lhante acon­teceu na sexta-feira, por oca­sião do dis­curso do se­cre­tário de Es­tado da Ad­mi­nis­tração Local, Leitão Amaro, quando se pro­nun­ciava sobre a Lei das Fi­nanças Lo­cais. Na sala chegou-se ouvir gritar «men­ti­roso» quando o go­ver­nante se re­feriu ao «es­pí­rito de diá­logo» do Go­verno com as fre­gue­sias.




Mais artigos de: Nacional

João Ferreira é o primeiro candidato

João Fer­reira, ac­tual de­pu­tado ao Par­la­mento Eu­ropeu, é o pri­meiro can­di­dato da lista da CDU para as elei­ções eu­ro­peias de 25 de Maio. A apre­sen­tação pú­blica é no dia 10, em Lisboa.

Mudar para o mesmo

No dia 30 de Ja­neiro as­si­na­laram-se os pri­meiros 100 dias da to­mada de posse nos ór­gãos mu­ni­ci­pais na ci­dade do Porto. Para a CDU, as «de­cla­ra­ções de mu­dança» do novo exe­cu­tivo «não ti­veram tra­dução em al­te­ra­ções subs­tan­ciais de po­lí­ticas».

Vitória dos trabalhadores

Com uma forte pre­sença de tra­ba­lha­dores e de di­ri­gentes do STAL, a Câ­mara de Odi­velas aprovou, no dia 29, a sus­pensão da apli­cação das 40 horas de tra­balho. A CDU con­gra­tula-se com a de­cisão, «uma vi­tória dos tra­ba­lha­dores e dos seus sin­di­catos de classe».

Em luta pela ciência

Cen­tenas de bol­seiros e can­di­datos a bolsas de in­ves­ti­gação ci­en­tí­fica par­ti­ci­param no dia 29 em di­fe­rentes ini­ci­a­tivas de pro­testo con­vo­cadas pela As­so­ci­ação de Bol­seiros de In­ves­ti­gação Ci­en­tí­fica (ABIC).

Obrigados a trabalhar <br>para prosseguir os estudos

A Universidade de Coimbra implementou o «Programa de Apoio Social a Estudantes», através de actividades de tempo parcial (PASEP), colocando os estudantes a trabalhar em serviços da Universidade, como cantinas, vigilância de exames, biblioteca, entre outros, em troca de senhas de...

Reforçar a democracia <br>na Moita

A Câmara da Moita aprovou, por unanimidade, no dia 29, a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 600 euros, ao Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho que, no âmbito do AtletisMoita – Torneio em Atletismo das Colectividades do Concelho da Moita, vai dinamizar o 11.º Corta...

Revolução dos Cravos

No âmbito do 40.º aniversário do 25 de Abril, tem lugar no dia 12, às 18.30 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão pública e debate sobre «O Estado de Direito e o Estado Social em Perigo». Guilherme da Fonseca, Juiz Conselheiro (jubilado) do Tribunal...

Concentração <br>no Amadora-Sintra

Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 10, às 11 horas, uma concentração junto ao Hospital Dr. Fernando Fonseca, mais conhecido por Hospital Amadora-Sintra. A acção, promovida pela plataforma «Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de...